PAINEL I – Dataficação no Ensino Superior: Ética e Integridade Académica

Em atualização

Eloy Rodrigues

Director dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho (UMinho).  Nas duas últimas décadas tem trabalhado na promoção do acesso aberto e da ciência aberta, tendo liderado, em 2003,  a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho e, desde 2008, coordenando a equipa da UMinho que desenvolve o projeto Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (www.rcaap.pt).É membro do EUA Expert Group on Open Science,  em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, e tem coordenado a participação da UMinho em mais de uma dezena e meia de projetos (como o OpenAIRE e o FOSTER) financiados pela UE e relacionados com os repositórios e a ciência aberta.  Foi Presidente do Conselho Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), entre 2015 e 2021.
É membro do Executive Board do OpenAIRE AMKE e do Comité Consultivo da SciELO Portugal.


Fernando Batista
Fernando Batista

Professor Associado no Iscte, onde dirige a licenciatura em Ciência de Dados. Doutorado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (2011), é investigador integrado no INESC-ID, onde assume atualmente o cargo de Coordenador Executivo da Área Científica de Human Language Technologies (HLT). Com uma carreira de investigação orientada para o processamento de linguagem natural, aprendizagem automática e text mining, dedica-se especialmente às aplicações destas tecnologias em redes sociais e na análise de grandes volumes de dados. Entre 2017 e 2019, foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL e membro da sua Comissão Permanente entre 2015 e 2017. Ao longo da sua carreira, participou em diversos projetos nacionais e internacionais, incluindo os projetos europeus SPEDIAL e Knowhate. Tem também estado ativamente envolvido na organização de conferências internacionais de destaque, como a EMNLP 2015, PROPOR 2020, EAMT 2020, IPMU 2024 e a Lisbon Machine Learning Summer School (LxMLS). É membro da ISCA Speech e Senior Member do IEEE, demonstrando o seu compromisso com o avanço da investigação e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

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Ética e Integridade Académica com a Inteligência Artificial e a Ciência de Dados: Oportunidades e Desafios no Ensino Superior

Esta apresentação aborda o impacto transformador da Inteligência Artificial (IA) e da Ciência de Dados no ensino superior, com um foco especial nos aspetos éticos e na integridade académica. Com o crescente uso de dados e algoritmos para personalizar a aprendizagem, prever o desempenho dos estudantes e fornecer feedback automatizado, emergem novas oportunidades para melhorar a experiência educativa e a eficácia pedagógica. Contudo, esta dataficação levanta também desafios significativos no que toca à privacidade dos estudantes, à transparência das decisões e ao rigor académico.

Serão mencionadas várias aplicações de IA e Ciência de Dados no contexto educativo, desde modelos preditivos que identificam estudantes em risco até ao uso de IA generativa, como o ChatGPT, que pode apoiar o ensino, mas também criar desafios em termos de originalidade e honestidade académica. As questões éticas, tais como o viés algorítmico e a equidade na educação, são igualmente abordadas, sublinhando a importância de garantir que os modelos e algoritmos aplicados não reforcem desigualdades, mas promovam um ambiente educativo inclusivo.

A apresentação conclui com uma reflexão sobre a responsabilidade das instituições em promover uma utilização ética destas tecnologias, formando estudantes e profissionais com uma literacia crítica em IA e Ciência de Dados. Sublinha ainda a importância de equilibrar inovação e ética, garantindo que as tecnologias emergentes no ensino superior respeitam e reforçam os valores de integridade académica.


Lucília Nunes

Lucília Nunes

Doutorada em Filosofia, Agregação em Filosofia, especialidade Ética, e Agregação em Enfermagem. Mestre em História Cultural e Política e em Ciências de Enfermagem.  Licenciada em Filosofia e em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Professora Coordenadora Principal, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.
Presidente da Comissão de Ética do IPS.
Coordena o Departamento de Enfermagem.
Vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde.
Membro do Conselho de Ética da Universidade do Minho.  Membro da Comissão de Ética da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro, 2019.
Título de Professor Benemeritus, atribuído pelo IPS em 2024.

 


Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020


INOV3P e PRR

O Politécnico de Santarém e a Universidade Aberta integram o consórcio INOV3P – Centro de Excelência de Inovação Pedagógica (Pedagogia, Projeto e Promoção), liderado pela Universidade de Coimbra e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)