Ana Loureiro
Ana Loureiro é Doutorada e Mestre em Multimédia em Educação, pós-graduada em Gestão da Informação e licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação, pela Universidade de Aveiro. É Professora Adjunta (Departamento de Tecnologias Educativas) no Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), onde exerce o cargo de Subdiretora da Escola Superior de Educação (ESES) e de coordenadora da Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas do IPSantarém. É coautora do Modelo Pedagógico para o Ensino a Distância e Modelo do Campus Virtual do IPSantarém e coresponsável pelo plano de formação docente para o ensino a distância. É vice-diretora da Revista Interacções da ESES e Chair para o Marketing e Comunicação do International Council for Educational Media (ICEM).
Enquanto investigadora é membro integrado do CIEQV – Centro de Investigação em Qualidade de Vida e membro colaborador do LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta.
Nuno Ricardo Oliveira
Doutorado em Educação, especializado em Educação a Distância e eLearning. Possui um Mestrado em Educação e Comunicação Multimédia e é licenciado em Teologia. Atualmente, é Professor Coordenador no ISEC Lisboa, onde também coordena o Learning Innov@tion Studio. Como Head of Enhanced Learning Office da Nova School of Business and Economics, Nuno Oliveira lidera iniciativas voltadas para a melhoria sustentada da aprendizagem, promovendo e apoiando a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias educativas em programas de Pré-Experiência e Formação Executiva. Além disso, atua como consultor pedagógico para o Ensino Superior e é formador especializado em Tecnologias Educativas e Formação Pedagógica de Formadores. É investigador integrado no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) UID-FCT nº 4372, onde desenvolve pesquisas sobre cursos blended learning e totalmente online. Suas áreas de investigação incluem Tecnologias Educativas, design de cursos online, Ensino a Distância, Ética da utilização da IA, Oportunidades e desafios da IA no Ensino Superior, e por fim, Learning Network.
Susana Reis
Doutorada em Didática e Formação – Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Aveiro, mestre em Supervisão Pedagógica pela mesma Universidade, e licenciada em Professores do Ensino Básico variante Matemática e Ciências da Natureza, pelo Instituto Politécnico de Leiria.
É docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, desde 2008, em cursos de formação inicial e contínua de educadores e professores. Em 2023 foi nomeada Diretora da Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria, agora designado por Centro de Inovação Pedagógica.
Exerceu ainda funções no âmbito do Projeto CBTIC@EB e do Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências, do Ministério da Educação.
É perita externa da Inspeção Geral da Educação. Foi autora do estudo “Caraterização e Diagnóstico Escolar da Região de Leiria” e do “Plano Integrado e Inovador do Combate ao Insucesso Escolar da CIMRL”.
No ano letivo 2022-2023 foi especialista do projeto “Skills4Future: Innovative Practices”, financiado pelo POCH, tendo acompanhado dezenas de projetos de inovação pedagógica no IPLeiria, com forte acompanhamento das práticas dos docentes envolvidos.
É membro integrado do Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) e membro colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), desenvolvendo a sua investigação nas áreas de Educação em Ciências, Inovação Pedagógica, Utilização Pedagógica das TIC e Supervisão e Formação de Professores.
Sílvia Nolan
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Ramo Educacional) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e tem uma especialização em Administração Educacional, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Desde 2001 que desempenha funções na Universidade de Coimbra, onde integrou esferas de ação no âmbito da Gestão da Qualidade, Excelência, Comunicação Interna, Benchmarking Institucional, Relações Externas e Internacionalização. É auditora interna do Sistema de Gestão da Universidade de Coimbra, desde 2005, realizando auditorias gerais e auditorias a processos. Em 2010 integrou o processo de conceção de serviço do Núcleo de Ensino a Distância da Universidade de Coimbra, que coordena desde então.
Tem publicado nas áreas da gestão do ensino superior, avaliação da satisfação no ensino a distância, gestão do ensino a distância, monitorização e avaliação, desenvolvimento profissional contínuo, garantia da qualidade no ensino superior e projetos de ensino a distância.
No âmbito do ensino a distância, tem ainda participado em projectos e programas de cooperação internacionais, como o Erasmus+ da UE (programas KA2: Capacitação no Ensino Superior, bem como Parcerias Estratégicas); EITHealth; EEA Grants; Programas Jean Monnet, FCT, FCG, POCH, Horizonte 2020, entre outros.
Teresa Correia
Desenvolve desde 2005 o seu trabalho na área das tecnologias educativas, focando-se na utilização de ferramentas digitais para suporte às práticas pedagógicas. Ao longo dos anos desempenhou funções de designer instrucional, gestora do LMS Moodle e formadora, nos sucessivos gabinetes de tecnologias educativas da Universidade do Porto. Participa em projetos na área do ensino a distância e inovação pedagógica. Atualmente é coordenadora da Unidade de Inovação Educativa da Universidade do Porto.
Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020