Short Papers

Chamada para Short Papers – Virtual Network Lounge

Com o objetivo de dinamizar momentos de reflexão, discussão e partilha de experiências sobre o eLearning nas Instituições de Ensino Superior, o eL@IES promove mais uma edição do Networking Lounge. Este ano, a apresentação das comunicações institucionais, de equipas e individuais (em formato vídeo), decorrerá ONLINE.

O tema da edição de 2022 é: Passado, Presente e Futuro(s) da EaD e eLearning em Portugal.

As submissões dos short papers podem ser realizadas até ao dia 20 de novembro no EASY Chair: https://easychair.org/conferences/?conf=elies2022

Os short papers deverão ter uma extensão de quatro a cinco páginas A4 (4-5 páginas) e seguir a estrutura e requisitos definidos no Template (clicar AQUI para aceder ao template).

O processo de revisão e aprovação das contribuições será realizado por pares. Cada autor será notificado da aceitação do short paper até ao dia 27 de novembro de 2022. Os short papers serão publicados no eBook com DOI: Passado, Presente e Futuro(s) da EaD e eLearning em Portugal.

Os autores dos short papers aprovados deverão fazer uma apresentação (em formato vídeo com a duração de 3 a 5 minutos), a enviar até ao dia 12 de dezembro para rede.elies@gmail.com. Clicar AQUI para aceder ao template de Powerpoint a usar na apresentação.

Estas apresentações serão partilhadas online num canal constituído para o efeito. Aquando da comunicação de aceitação dos short papers, serão providenciadas mais informações e sugestões.

DATAS IMPORTANTES
21 de outubro – Call for Short Papers
20 de novembro – Submissões dos Short Papers na plataforma Easy Chair
27 de novembro – Notificação dos Autores
12 de dezembro – Envio das Apresentações Finais (formato vídeo, apresentação narrada)

 

Short Papers aprovados

Alexandre Rodrigues Caitano, Cristine Martins Gomes de Gusmão e Ricardo Valentim –Formação Massiva de Profissionais de Saúde: trilha de aprendizagem para enfrentamento da Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis

Ana Loureiro, Inês Messias, Dina Rocha e Nuno Ricardo Oliveira – eLearning e Ciência Aberta: caminhos para a sustentabilidade

Ana Patrícia Almeida e Cláudia Neves – A formação de líderes escolares Pistas para a reformulação da oferta formativa de líderes escolares no Ensino Superior a distância

Ana Paula Rocha e Maria Prazeres Casanova – Estratégias pedagógicas digitais para promoção da competência escrita em língua estrangeira de alunos do secundário

Armando Ramalho e Marcelo Gaspar – A Transição Digital e o Ensino da Engenharia: Formação Online em Design e Fabrico Integrados por Computador

Bruno Gonçalves – Formação de professores do ensino superior em e-learning

Carina Rodrigues, Joana Mineiro, Sónia Pedro, Catarina Maximiano e Susana Reis – Formação de docentes “A minha UC online em 5 passos”: um estudo de caso na Unidade de Ensino a Distância do Politécnico de Leiria

Carla Charana, Ana Afonso e Lina Morgado – AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em e@d: a revisão sistemática da literatura

Carla Santos e Cristina Dias – Análise de um MOOC de introdução à Estatística

Dionisio Tumbo e Lina Morgado – Panorama da Qualidade da Educação a Distância e eLearning em Instituições de Ensino Superior em Moçambique: primeiros resultados

Jardel Garcia – Aprendizagem imersiva com Pluto: experiência com gamificação e metaverso no ensino de tecnologia

Julia Larré, Susana Oliveira e Maria de Jesus Relvas – Gamificação e formação docente nos cursos de graduação na área de Letras no Brasil e Portugal: Mapeamento Sistemático de Literatura

Laura Chagas e Paula Cardoso – Perceções dos estudantes acerca do regime blended learning: estudo de caso

Leonel Morgado – Acompanhamento de unidades curriculares online por marcos de intervenção docente

Natércia Santos, Teresa Cardoso e Filomena Pestana – Integração curricular da Wikipédia no ensino profissional: um projeto de investigação em pedagogia do eLearning

Sandra dos Anjos Canário Custódio Ribeiro – A integração de cenários de aprendizagem em modelos de curso bLearning

Sofia Malheiro da Silva e Fernando Ngio – PLEaDOn e Design pedagógico: uma proposta de coreografia de @prendizagem, em ambiente online, para Angola