PAINEL I: Desafios e Oportunidades da Inteligência Artificial no contexto da Aprendizagem ao Longo da Vida

 

Vitor Santos, Professor Auxiliar, NOVA IMS

Vítor Santos é Professor Auxiliar na NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona disciplinas de “Sistemas de Informação” e “Inteligência Artificial” em vários programas de Informática e Sistemas de Informação, e investigador integrado do MagIC. Anteriormente foi Professor Convidado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e na Universidade do Minho (UM). Integra vários comités científicos de conferências nacionais e internacionais, os conselhos editoriais de várias revistas e é autor de diversos artigos académicos (>160). É membro sénior da Ordem dos Engenheiros onde foi vogal eleito do Colégio Nacional de Engenharia Informática durante 3 mandatos. Foi membro da Direção da APDSI. Apesar de atualmente ter como ocupação principal o ensino universitário na área da informática, tem experiência profissional na indústria de software de mais de 20 anos: designadamente foi o Academic Computer Science Program Manager da Microsoft Portugal durante quase uma década, sendo responsável por desenvolver ações de ajuda à investigação, inovação e ensino nas Universidades Portuguesas e, anteriormente, ocupou vários cargos de direção e gestão em empresas do banco Santander e desenvolveu atividades de Engenharia de Software em diversos projetos (>40 projetos).

 

Inteligência artificial na formação e ensino

A comunicação aborda os novos desafios pedagógicos do ensino à distância no contexto social e tecnológico atual onde a Inteligência Artificial tem crescente protagonismo. Serão abordados as vantagens e desvantagens da utilização de Inteligência Artificial no ensino e em particular os desafios associados aos sistemas de Inteligência Artificial Generativa (nomeadamente ao ChatGPT), o seu impacto na sociedade e a sua utilidade, corrente e futura, na formação e ensino.

 

< VOLTAR AO PROGRAMA