PAINEL II: Inteligência Artificial, Autoria e Avaliação Online – desafios para a oferta pedagógica em EAD

 

Vitor Rocio, Professor Associado com Agregação, Universidade Aberta

É Professor Associado com Agregação na Universidade Aberta (UAb). Doutorado em Informática na Universidade Nova de Lisboa. É atualmente diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias da UAb onde é docente da área de Informática. Foi Pró-reitor para o Campus Virtual e Modernização Tecnológica na UAb. É investigador fundador do Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), Universidade Aberta em 2007, unidade de investigação dedicada à EAD e elearning onde coordena o projeto europeu Assistant. Os seus principais interesses de investigação são as tecnologias das linguagens humanas, o processamento automático de línguas naturais, os sistemas de análise sintática evolutivos, e as tecnologias de e-learning. É investigador no INESC-TEC.

 
 

As interfaces de língua natural e as caixas negras da Inteligência Artificial

As ferramentas de inteligência artificial têm tido uma enorme projeção nos últimos tempos em especial devido a novas interfaces de interação em linguagem natural, de que é exemplo notável o ChatGPT da OpenAI. Baseados em grandes modelos de linguagem (LLM – large language models), estes sistemas produzem textos com elevado grau de plausibilidade, alimentados por enormes quantidades de dados, e codificados em redes neuronais artificiais com biliões de nós e conexões.
No contexto da educação online, pretende-se discutir o efeito de “caixa negra” da IA, em que, perante a visibilidade dos resultados, não é transparente o processo para os atingir. À luz deste aspeto, o objetivo é realçar algumas características dos LLM, explorando forças e fraquezas dos modelos com vista a uma compreensão útil do seu uso no contexto educativo.

 

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