PAINEL II: Inteligência Artificial, Autoria e Avaliação Online – desafios para a oferta pedagógica em EAD

 

Sonia Santoveña-Casal, Profesora Titular, Universidad Nacional de Educación a Distancia

É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Educação a Distância onde foi responsável pela docência de várias disciplinas. É diretora do Instituto Universitário de Educação à Distância (IUED) estrutura responsável pela melhoria da qualidade e aperfeiçoamento da metodologia de EAD na UNED. Participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais ao longo da sua carreira nomeadamente na área da educação aberta e pedagogias digitais sendo atualmente coordenadora do consórcio europeu ENID-Teach e coordena a “Rede Internacional de Cooperação para a Transferência de Conhecimento e Aprendizagem Digital no pós-COVId” – a ReCoIn-TaD. Tem publicado em inúmeras revistas da área da Educação, das Tecnologias e da Educação a Distância bem como uma obra em livros em várias línguas. Colabora no Doutoramento em Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta/Universidade do Minho pela UNED.

 

ChatGPT en la Evaluación Educativa: Explorando sus posibilidades para la educación a distancia

El lanzamiento de ChatGPT de OpenAI en noviembre de 2022 ha suscitado un considerable interés en la comunidad académica, gracias a su enfoque innovador en la generación de contenido mediante la Inteligencia Artificial (IA). Este sistema presenta una notoria capacidad para comprender preguntas complejas, generar respuestas coherentes en función de los criterios específicos establecidos por el usuario. No obstante, A su vez están surgiendo preocupaciones en relación con su impacto en la educación y en los procesos de evaluación, ya que los estudiantes pueden emplearlo para la realización de ensayos, actividades y resúmenes. Uno de los desafíos más destacados se centra en el ámbito de los servicios de detección de plagio, los cuales experimentan dificultades para identificar con precisión el uso de ChatGPT. En síntesis, la implementación de esta tecnología en la educación a distancia plantea un reto inminente para las instituciones y el profesorado, demandando respuestas y estrategias adecuadas para su integración ética y efectiva.

 

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