PAINEL III: Metaverso no EaD – potencialidades e desafios na aprendizagem ao longo da vida

 

Fernando Cassola, Investigador/Professor Auxiliar Convidado, INESC TEC

Investigador no INESC TEC no grupo de investigação HumanISE e Professor Auxiliar Convidado na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na área do desenvolvimento de software. A sua atividade tem sido orientada para o desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais na área da engenharia de software, em instituições governamentais e empresas. É Doutorado em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com uma tese na área da mudança comportamental através de plataformas gamificadas. Tem vindo a coordenar e integrar vários projetos em contratação direta com a indústria, bem como projetos nacionais e internacionais de relevo. É autor e coautor de várias publicações científicas internacionais com elevado fator de impacto, nomeadamente na área dos ambientes imersivos gamificados.

 

Ambientes Imersivos de treino: perspetivas coreografadas

Os ambientes imersivos como ferramentas de treino e certificação são cada vez mais um requisito identificado pelas organizações de formação. O trabalho que se vem desenvolvendo com recurso a plataformas imersivas torna-se assim uma excelente forma de treinar profissionais nas mais variadas áreas. Contudo, dada a diversidade de plataformas existentes as questões de interoperabilidade é algo que se torna vital para o sucesso deste tipo de abordagens. Nesse sentido o orador propõe que embarquemos numa viagem que nos levará através de uma perspetiva tecnológica baseada em coreografias virtuais.

 

< VOLTAR AO PROGRAMA